PUBLICIDADE
Notícias

Oscar Niemeyer se recupera bem, afirma médico

10:44 | 11/11/2012

RIO DE JANEIRO, 11 Nov 2012 (AFP) - O arquiteto Oscar Niemeyer, que completará 105 anos no dia 15 de dezembro, está melhorando da desidratação e do problema renal pelos qual foi hospitalizado há uma semana no Rio de Janeiro, informou no domingo o médico que o atende, Fernando Gjorup.


"Ele sofreu uma gripe, desidratou-se e isso afetou aos rins. Isso está sendo revertido, a situação é bastante favorável, satisfatória, e não há nenhuma indicação de que irá piorar", explicou o médico, que convocou uma coletiva de imprensa depois de fortes rumores na sexta-feira sobre a saúde do arquiteto.


Gjorup afirmou que o estado de Niemeyer não é crítico e não se teme por sua vida. "Qualquer situação clínica em um paciente de 104 anos a consideramos grave, mas em nenhuma momento se esperou esse risco (de morte)", explicou.

 

O célebre arquiteto, membro do Partido comunista durante toda sua vida, permanece em uma unidade intermediária de cuidados. Segundo os médicos, ele está lúcido e respirando sem ajuda de aparalhes.

 

"A função renal continua prejudicada, mas no momento está em franca melhoria, evoluiu bem, vem em franca recuperação", disse o médico, que destacou que durante sua internação inclusive viu o arquiteto trabalhando em projetos.


"Ele tem muita vontade de sair", disse seu sobrinho e médico Paulo Niemeyer.
Pai da arquitetura brasileira e responsável pelo desenho de Brasília junto do urbanista Lucio Costa em 1960, Niemeyer foi hospitalizado nesta sexta-feira, 2 de novembro.


Ele já havia sido hospitalizado no dia 27 de outubro, por 11 dias, e em maio esteve hospitalizado por três semanas devido a uma pneumonia e uma desidratação.


O vencedor do prêmio Pritzker 1988, equivalente ao Nobel de Arquitetura, já desenhou mais de 600 obras no mundo e possui mais de vinte projetos em curso em vários países.


Sua única filha, Anna Maria Niemeyer, morreu em junho aos 82 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

TAGS