PUBLICIDADE
Notícias

Obama se reúne com Wen Jiabao após transição política

06:44 | 20/11/2012

O presidente americano Barack Obama se reuniu com o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao nesta terça-feira, no primeiro encontro entre autoridades dos dois países desde as eleições americanas e a transferência de poder na China.

Wen e Obama conversaram à margem da conferência da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no Camboja, em um momento de tensão pelas disputas territoriais marítimas na região, que afetam as relações entre Washington e Pequim.

Os dois governantes posaram para fotos, mas não responderam as perguntas dos jornalistas sobre as disputas no Mar da China Meridional.

Obama afirmou que, como as duas maiores economias do mundo, China e Estados Unidos têm a "responsabilidade especial" de trabalhar juntos para garantir um crescimento sustentável e equilibrado, além de estabelecer "regras claras" no setor comercial.

Wen felicitou Obama pela reeleição e transmitiu a saudação daquele que chamou de "recém eleito" líder da China, Xi Jinping.

Xi foi eleito como líder do Partido Comunista Chinês e deve substituir Hu Jintao como presidente do país em março de 2013.

Nesta terça-feira, a China anunciou que os Estados Unidos superaram a União Europeia como primeiro destino de suas exportações, em consequência da recessão na Eurozona.

Em terceiro lugar aparecem os países da ASEAN, enquanto o Japão caiu para o quarto lugar.

governo não divulgou números nesta terça-feira, mas segundo a Alfândega as exportações da China para os Estados Unidos aumentaram a 289,3 bilhões de dólares entre janeiro e outubro, enquanto para a União Europeia chegaram a 276,8 bilhões no mesmo período.

AFP

TAGS