PUBLICIDADE
Notícias

Obama promete iniciativa diplomática para resolver crise nuclear iraniana

"Tentarei pressionar nos próximos meses para ver se podemos iniciar um diálogo entre o Irã e não apenas nós, e sim toda a comunidade internacional"

17:06 | 14/11/2012

WASHINGTON, 14 Nov 2012 (AFP) - O presidente Barack Obama prometeu lançar uma nova iniciativa diplomática para resolver a persistente crise em torno do controverso programa nuclear do Irã, afirmando que ainda há uma "janela de tempo" para resolver esta questão.

"Tentarei pressionar nos próximos meses para ver se podemos iniciar um diálogo entre o Irã e não apenas nós, e sim toda a comunidade internacional, para ver se podemos resolver isto", disse Obama em sua primeira entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca depois de sua reeleição.

"Não vamos deixar que o Irã tenha uma arma nuclear. Mas acredito que ainda existe uma janela de tempo para resolver isto diplomaticamente", ressaltou o mandatário.

"Não posso prometer que o Irã participará. Mas esta seria a opção preferível", disse Obama.
As potências ocidentais acusam o Irã de tentar produzir uma arma nuclear, algo que é rejeitado por Teerã, que insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

TAGS