PUBLICIDADE
Notícias

Militantes do Taleban afegão são soltos no Paquistão

11:14 | 14/11/2012
O Paquistão liberou nesta quarta-feira diversos prisioneiros da milícia fundamentalista islâmica Taleban após pedido do governo do Afeganistão. A ação visa a facilitar o processo para fechar um acordo de paz com o grupo militante afegão, informaram autoridades paquistanesas.

A liberação dos prisioneiros é o sinal mais encorajador da disposição dos paquistaneses em dar continuidade às conversas de paz, que até agora não chegaram a lugar algum devido à falta de confiança entre os envolvidos, incluindo os Estados Unidos.

O Paquistão é visto como peça-chave no processo, dado seus laços históricos com o Taleban e o fato de que muitos líderes do grupo estariam baseados em território paquistanês.

Uma autoridade paquistanesa informou que os prisioneiros liberados podem decidir se voltarão ao Afeganistão para participar das conversas de paz.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, Janan Mosazai, disse não poder confirmar nem desmentir a libertação dos prisioneiros. As informações são da Associates Press.

TAGS