PUBLICIDADE
Notícias

Membro do ex-Conselho Nacional de Transição líbio é assassinado

17:51 | 06/11/2012

TRIPOLI, 6 Nov 2012 (AFP) - As autoridades líbias anunciaram nesta terça-feira, 6, a morte de Bin Abdelbasset Naama, um membro do extinto Conselho Nacional de Transição (CNT), que governou o país após a queda de Muammar Kadhafi.

O corpo de Ben Naama foi descoberto na segunda-feira, anunciou o procurador-geral, que prometeu que os assassinos serão levados à justiça, de acordo com a televisão estatal.

"Ele já havia escapado de uma tentativa de assassinato e pretendia deixar a Líbia", disse Abdelhadi al-Shawish, um amigo de Ben Naama, também ex-membro do CNT, instância criada pela rebelião e reconhecida pela a comunidade internacional durante o conflito de 2011.

"O médico legista afirmou que ele foi morto por uma bala na cabeça e que seu corpo foi mutilado. O enterro ocorreu hoje (terça-feira)", acrescentou.

Ben Naama foi um dos membros fundadores de uma brigada rebelde de Tarhuna, 120 km ao sudeste de Trípoli, e lutou para expulsar as forças pró-Kadhafi de sua cidade.

O corpo de Abdelkarim Mahfoud, um coronel aposentado que se juntou à rebelião desde o seu início, também foi descoberto na manhã desta terça-feira em sua fazenda em Benghazi (leste), depois que os vizinhos relataram disparos.

Após 42 anos de ditadura e meses de um conflito devastador que levou à queda e à morte de Muammar Kadhafi, a Líbia realizou suas primeiras eleições livres em julho deste ano. Contudo, as autoridades ainda lutam para garantir a segurança em um país onde as armas circulam livremente.

TAGS