PUBLICIDADE
Notícias

Maratona de Nova York é cancelada por Sandy

19:34 | 02/11/2012
NULL
NULL

A prefeitura de Nova York decidiu nesta sexta-feira cancelar, de última hora, a tradicional maratona prevista para o domingo, em razão dos problemas que a cidade enfrenta devido aos estragos causados pela tormenta Sandy.

"Decidimos cancelar a maratona de Nova York. O New York Road Runners (clube que organiza a corrida) fornecerá informações adicionais aos inscritos nos próximos dias", revelou o prefeito Michael Bloomberg, que poucas horas antes tinha defendido a manutenção da prova.


"Não queremos correr o risco de ter problemas com os participantes e preferimos anular a corrida", explicou.

A maratona deveria reunir 47.000 corredores do mundo inteiro, e muitos reservaram passagens e hospedagem com meses de antecedência.

Sandy deixou 40 mortos e milhares de pessoas sem luz em Nova York, e a realização da maratona era alvo de críticas da população.

O New York Road Runners contratou empresas privadas para substituir os funcionários municipais que normalmente garantem a segurança e o atendimento médico no evento, para não prejudicar os trabalhos de recuperação após os estragos deixados por Sandy, mas a maratona não parecia uma boa ideia para os milhares de habitantes de Nova York que permanecem sem luz, água e calefação.

Bloomberg chegou a defender nesta sexta-feira a realização da prova, e citou seu antecessor, Rudy Giuliani, que adotou a mesma decisão após os atentados de 11 de setembro de 2001.
"Se lembrarmos o 11-S, acredito que Rudy tomou a decisão correta de organizar a maratona. As coisas precisam andar. Podemos lamentar e rir ao mesmo tempo".

"Rudy tinha razão, e acredito que precisamos encontrar os meios para manifestar nossa solidariedade", disse Bloomberg ao lembrar que os organizadores da corrida doarão ao menos um milhão de dólares para os atingidos.

Bloomberg recordou ainda os 300 milhões de dólares que segundo ele a maratona traz à economia local, mas a pressão da opinião pública prevaleceu.

AFP

TAGS