PUBLICIDADE
Notícias

Manifestações rivais no Cairo após Mursi assumir poderes

08:33 | 23/11/2012
afp
afp

Os opositores ao presidente islamita Mohamed Mursi e seus partidários estão convocados nesta sexta-feira a protestar a favor e contra os novos poderes assumidos pelo presidente.

Esta decisão valeu a Mursi o apelido de "novo faraó" pela oposição, que vê na ação um golpe de Estado e uma ameaça para a incipiente democracia surgida da revolta popular que derrubou em fevereiro de 2011 o presidente autocrático Hosni Mubarak.

Segundo uma fonte próxima ao chefe de Estado, Mursi pode pronunciar um discurso nesta sexta-feira para defender sua decisão.

Mursi já acumula os poderes executivo e legislativo - a Câmara de Deputados foi dissolvida em junho, e mantém tensas relações com grande parte do aparato judicial. Em agosto reforçou seu poder ao afastar o ministro da Defesa do regime Mubarak, Hussein Tantawi.

Os partidários de Mursi, com a Irmandade Muçulmana na linha de frente, convocaram uma manifestação em frente ao palácio presidencial no norte do Cairo, declarou à AFP um dirigente do grupo islamita.

Seus opositores, em sua maioria liberais, se dirigirão à Praça Tahrir, no centro da capital egípcia, epicentro da revolta que terminou com a renúncia de Hosni Mubarak há quase dois anos.

Na quinta-feira já ocorreram manifestações de ambas as partes no Cairo.

 

AFP

TAGS