PUBLICIDADE
Notícias

Liga Árabe se reúne após acordo de união da oposição síria

06:51 | 12/11/2012

A Liga Árabe deve se reunir em nível ministerial na tarde desta segunda-feira no Cairo para discutir a situação na Síria, após o acordo de unificação alcançado pela oposição ao regime de Damasco.

O grupo encarregado de seguir o caso sírio - Qatar, Egito, Argélia, Sudão e Omã - deve se reunir na sede da instituição pan-árabe no Cairo por volta das 15h00 locais (11h00 de Brasília), indicou um funcionário da Liga.

Após as negociações será realizada uma reunião ampliada a todos os países membros, na qual a Síria figura em primeiro lugar entre os pontos que devem ser examinados.

Na noite de domingo em Doha, os integrantes da oposição síria assinaram um acordo para criar uma coalizão unificada destinada a acelerar a queda do regime de Bashar al-Assad.

Desde quinta-feira, as negociações estavam dirigidas sob o patrocínio do Qatar e da Liga Árabe.
O acordo sobre uma "Coalizão nacional síria das forças da oposição e da revolução" responde ao desejo dos países árabes e ocidentais de ver a oposição unida no seio de uma instância executiva que possa negociar com a comunidade internacional e de canalizar as ajudas.

Foi assinada pelo xeque Ahmed Moaz Al-Khatib, que acabava de ser eleito presidente desta instância, e Georges Sabra, chefe do Conselho Nacional Sírio (CNS), que se converte em seu principal integrante.

 

AFP

TAGS