PUBLICIDADE
Notícias

Jovens palestinos e soldados israelenses se enfrentam em Hebron

Dezenas de jovens reunidos na cidade antiga de Hebron começaram a gritar "vingança" e a jogar pedras contra as forças de segurança israelenses

16:41 | 20/11/2012
NULL
NULL

HEBRON, 20 Nov 2012 (AFP) - Violentos enfren-tamentos ocorreram esta terça-feira em Hebron, sul da Cisjordânia, entre soldados israelenses e jovens palestinos que protestavam contra a morte de um manifestante na segunda-feira, durante manifestação em solidariedade a Gaza.

Dezenas de jovens reunidos na cidade antiga de Hebron começaram a gritar "vingança" e a jogar pedras contra as forças de segurança israelenses, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo, informaram testemunhas.

Os confrontos ocorreram após o funeral de Hamdi Falah, do qual participaram 5.000 pessoas.

Hamdi Falah morreu na segunda-feira em circunstâncias ainda não esclarecidas, em um dia em que foram registrados confrontos durante manifestações de solidariedade a Gaza, cenário desde quarta-feira de uma maciça ofensiva militar israelense.

Também houve protestos em Nablus, no norte da Cisjordânia, entre 500 manifestantes e soldados israelenses, constatou um fotógrafo da AFP.

Abir Kopty, uma das organizadoras da concentração, disse que outro palestino da Cisjordânia morreu na segunda-feira, após ter siso atingido com um tiro nas costas durante manifestação em solidariedade a Gaza, realizada no sábado em Nabi Saleh, perto de Ramallah.

Desde o início da nova campanha militar israelense em Gaza atos diários em solidariedade têm sido organizados nas grandes cidades da Cisjordânia e nos bairros palestinos de Jerusalém Oriental, anexada por Israel.

As manifestações geralmente terminam em confrontos com as forças israelenses.

TAGS