PUBLICIDADE
Notícias

Japão terá eleições gerais em 16 de dezembro

08:49 | 14/11/2012

O Japão terá eleições gerais no dia 16 de dezembro, informou nesta quarta-feira o secretário-geral adjunto do Partido Democrata (PDJ), Jun Azumi.

Ao ser questionado em um programa do canal NHK se o Japão organizaria eleições legislativas antecipadas na data, caso o primeiro-ministro dissolva a Câmara na sexta-feira, como está previsto, Azumi respondeu de maneira afirmativa.

Durante um debate com a oposição, o chefe de Governo Yoshihiko Noda se comprometeu a dissolver a Câmara dos Deputados a partir do fim de semana em troca de uma promessa de voto das leis essenciais atualmente bloqueadas.
Constitucionalmente, a votação geral deve acontecer até 40 dias depois da dissolução.

No momento em que membros do partido de Noda manifestaram desaprovação ao calendário, o líder da oposição, Shinzo Abe, aceitou as condições, assim como o partido centrista Komeito.

Abe, primeiro-ministro de setembro de 2006 a setembro de 2007, acaba de ser reeleito para a liderança do Partido Liberal Democrata e espera voltar ao comando do governo.

O PDJ de Noda pode perder a maioria na câmara baixa por promessas não cumpridas e pela queda da confiança de parte da população desde que chegou ao poder, em 2009, após mais de meio século de governos da direita.

Noda, nomeado primeiro-ministro em setembro de 2011, seis meses depois do tsunami e do acidente nuclear de 11 de março de 2011, está em um atoleiro político, pois suas ambições são bloqueadas pela oposição que controla do Senado, o que impede a votação leis indispensáveis para o funcionamento do Estado.

 

AFP

TAGS