PUBLICIDADE
Notícias

Israel mata um palestino em Gaza, primeiro desafio para a trégua

Amwar Abdelhadi Qdeih, de 20 anos, morreu, e outros 19 palestinos ficaram feridos pelos tiros israelenses contra um grupo de agricultores na localidade de Juzaa

16:54 | 23/11/2012
NULL
NULL

O exército israelense disparou nesta sexta-feira perto da fronteira com a Faixa de Gaza, atingindo mortalmente um palestino, incidente que se converte no primeiro desafio para a precária trégua entre o Estado hebreu e o Hamas, no poder no enclave.

Um porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, denunciou "a primeira violação israelense à trégua", em vigor desde quarta-feira às 19h00 GMT (17h00 de Brasília), informando que reportará o fato às autoridades do Egito, mediador do acordo.

Amwar Abdelhadi Qdeih, de 20 anos, morreu, e outros 19 palestinos ficaram feridos pelos tiros israelenses contra um grupo de agricultores na localidade de Juzaa, a leste de Khan Yunes, informou à AFP um porta-voz dos serviços de emergência de Gaza, Adham Abu Selmiya.

Segundo testemunhas, os soldados israelenses dispararam a partir da posição militar de Kisufim contra um grupo de palestinos, agricultores, em sua maioria, que tentavam chegar as suas terras situadas perto da fronteira, zona proibida pelo exército israelense.

O exército de Israel afirmou que "300 palestinos que tentavam se aproximar da cerca de segurança danificaram a cerca".

"Os soldados realizaram disparos de advertência, mas os palestinos continuaram se aproximando, e os militares dispararam então em direção as suas pernas", disse uma porta-voz militar, acrescentando que um dos palestinos conseguiu passar pela fronteira, sendo depois direcionado ao lado palestino da fronteira.

Segundo o porta-voz do Hamas, "os disparos do ocupante foram diretamente contra os agricultores que retornavam as suas terras na zona fronteiriça e é a primeira violação israelense à trégua".

O Hamas "seguirá esta violação através do mediador egípcio para garantir que não se reproduza", acrescentou Sami Abu Zuhri.

Na quinta-feira, seis palestinos ficaram feridos em incidentes deste tipo na fronteira, indicaram os serviços de emergência.
O deputado palestino independente, Musfatá Barghuthi, denunciou em um comunicado "uma violação muito grave do cessar-fogo" e pediu aos "Estados Unidos e aos países que contribuíram para alcançar isso que exerçam uma pressão imediata e eficaz sobre Israel".

"Se estas ações não pararem imediatamente, Israel corre um grave risco de fazer com que esta precária trégua desmorone", considerou Barghuthi, que viajou da Cisjordânia a Gaza como demonstração de solidariedade.

Na Cisjordânia, o exército israelense continuava com suas prisões após manifestações, às vezes violentas, de solidariedade com a Faixa de Gaze. Nesta sexta-feira prendeu 28 palestinos, entre eles cinco deputados do Hamas. Na quinta-feira realizou 55 detenções.

O exército confirmou a prisão de quatro palestinos do Hamas. Entre eles figura o influente Mahmud al-Ramahi, ex-secretário-geral do Conselho Legislativo, Parlamento palestino, que já foi detido em várias ocasiões.

O chefe de governo do Hamas, Ismail Haniyeh, pediu na quinta-feira que os grupos armados respeitassem a trégua, concluída na quarta-feira após oito dias de hostilidades nos quais morreram 166 palestinos, em sua maioria civis, incluindo 43 crianças e 13 mulheres. Seis palestinos (quatro civis e dois soldados) também faleceram.

"Saúdo as facções da resistência que respeitaram o acordo desde que entrou em vigor e peço a cada uma que a respeitem e ajam em conformidade", disse Haniyeh em um discurso na Cidade de Gaza.

AFP

TAGS