PUBLICIDADE
Notícias

Incêndio em oficina de artes para deficientes na Alemanha deixa 14 mortos

O incêndio começou às 14h00 locais (11h00 de Brasília), segundo fontes policiais. A maior parte das vítimas morreu devido à inalação de fumaça

17:16 | 26/11/2012
NULL
NULL

Catorze pessoas morreram e oito ficaram gravemente feridas nesta segunda-feira, 26, em um incêndio em uma oficina de artes que empregava deficientes físicos e mentais na produção de produtos natalinos em Titisee-Neutstadt, próximo a Freiburg (sudoeste da Alemanha).
O incêndio começou às 14h00 locais (11h00 de Brasília), segundo fontes policiais.

Uma explosão ocorreu nesta oficina, que armazenava produtos químicos, desencadeando um incêndio, de acordo com a polícia.

A fumaça se espalhou "muito rapidamente", explicou o chefe dos bombeiros da região, Alexander Widmaier. A maior parte das vítimas morreu devido à inalação de fumaça, segundo ele.

No momento da chegada do socorro, muitas pessoas pediam ajuda das janelas e 50 foram salvas.

Além das 14 pessoas mortas, a polícia registrava nesta segunda à noite oito gravemente feridas, sofrendo principalmente de intoxicação.

Cerca de 300 bombeiros e dois helicópteros foram deslocados para o local para retirar os feridos, enquanto 80 funcionários da Cruz Vermelha forneciam principalmente auxílio psicológico às vítimas e a seus familiares.

O prédio afetado é relativamente recente, de três andares, que a Caritas ocupava "de cinco a seis anos" e que respeitava as normas anti-incêndio em vigor, afirmou à AFP um membro da Caritas, que pediu para não ter sua identidade revelada.

No total, cerca de 120 pessoas com deficiências mentais ou físicas realizavam atividades artísticas na oficina desta cidade situada a 35 quilômetros de Freiburg, no Estado regional de Bade-Wurtemberg.

A Caritas manifestou "sua grande tristeza".

"Sabemos que as autoridades no local vão fazer tudo para determinar as causas deste fato terrível", ressaltou o presidente da Caritas, Peter Neher, em um comunicado.

A organização oferece diversos programas de trabalho social em todo o mundo.

Fundada na Alemanha em 1897, a Caritas está presente em cerca de 200 países. Sua rede internacional de organizações católicas conta com 165 membros.

Na Alemanha, cerca de 559.000 pessoas são empregadas pela organização em mais de

24.500 locais.

TAGS