PUBLICIDADE
Notícias

Ex-generais croatas Gotovina e Markac abslovidos após apelação

07:00 | 16/11/2012

Os ex-generais croatas Ante Gotovina e Mladen Markac, considerados no país como "heróis" da independência, foram absolvidos no julgamento da apelação pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII). Eles haviam sido condenados em primeira instância a 24 anos e 18 anos de prisão, respectivamente, por crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

"O Tribunal de Apelação pronuncia a absolvição", declarou o juiz Theodor Meron durante uma audiência pública em Haia, sede do TPII.

Ante Gotovina e Mladen Markac, ambos de 57 anos, haviam sido considerados culpados em abril de 2011 por assassinato, tortura e atos desumanos, sobretudo durante a guerra da Croácia (1991-1995) contra os sérvios do país.

O ex-general Gotovina comandou a operação "Tempestade", que teve como objetivo a reconquista da República Sérvia autoproclamada de Krajina (sul), um dos últimos focos de resistência controlados pelos sérvios da Croácia em 1995, o que precipitou o fim da guerra da Croácia.

Um terceiro general, Ivan Cermak, 62 anos, já havia sido absolvido no caso. Gotovina e Markac apelaram da condenação. A promotoria não apelou da absolvição de Cermak, que retornou para a Croácia.

 

AFP

TAGS