PUBLICIDADE
Notícias

Espanha: mais de 800 mil protestam contra medidas

12:10 | 15/11/2012
Mais de 800 mil pessoas se reuniram em toda a Espanha nesta quarta-feira em grandes manifestações contra as medidas de austeridade, marcando um dia de greves e passeatas em toda a Europa. Os protestos foram violentos em algumas regiões, levando a 155 prisões e deixando 77 feridos, incluindo 43 policiais, segundo dados do Ministério do Interior do país.

No entanto, as estimativas do governo para o número de manifestantes podem ser conservadoras. Com base em imagens fotográficas e estimativas de densidade da multidão, o jornal El País calculou que só no centro de Madrid o número de manifestantes chegou a 175 mil. Enquanto isso, o dados estatais indicaram apenas 35 mil pessoas no local.

A quarta-feira também contou com a segunda greve geral em oito meses na Espanha. Os principais sindicatos do país disseram que milhões de trabalhadores aderiram à greve e mais de um milhão participaram do protesto em Madri contra as medidas de austeridade.

Jovens espanhóis queimaram lixeiras no centro de Madri, quebraram as janelas de um restaurante e atiraram garrafas e pedras contra a polícia, que respondeu com balas de borracha e golpes de cassetetes. Em Barcelona, os manifestantes deixaram uma van da polícia em chamas. As informações são da Dow Jones.

TAGS