PUBLICIDADE
Notícias

De aborto a direitos dos gays, saiba o que pensam Obama e Romney

10:10 | 06/11/2012
NULL
NULL

Confira as principais posições do presidente Barack Obama e de seu adversário republicano Mitt Romney sobre diversos temas que pesarão na escolha dos eleitores americanos.

[FOTO2]

 

 

 

- Acompanhe em tempo real informações sobre a eleição nos EUA

- GALERIA: acompanhe o dia da eleição em fotos 

- Saiba o que Obama e Romney pensam sobre a situação de países do Oriente Médio

ECONOMIA

Romney afirma que Obama falhou em reativar a economia americana desde o início da crise financeira, e promete ser um "agente da mudança" para restaurar a saúde econômica do país. Quer criar milhares de empregos ao promover o crescimento através de impostos mais baixos, mercados abertos e exploração de gás e petróleo americanos. Ele propôs cortar as alíquotas do imposto de renda em 20%, eliminar taxas sobre rendimentos de investimentos e reduzir os impostos sobre as empresas.

Obama defendeu seus esforços para reativar a economia americana, ressaltando seu resgate da indústria automobilística. Prometeu reduzir o déficit americano em 4 trilhões ao longo de dez anos e implementar o chamado "Buffett Rule", aplicando um imposto mínimo de 30% sobre indivíduos que ganhem mais de 1 milhão de dólares por ano. Ele também quer criar um milhão de empregos na indústria até 2016.

ABORTO E CONTRACEPÇÃO

Romney se opõe à "Roe v. Wade", decisão de 1973 tomada pela Suprema Corte americana que defende o direito da mulher ao aborto. Ele apoia uma proibição do aborto, exceto em casos de estupro, incesto ou risco para a vida ou a saúde da mãe. Quer acabar com os subsídios federais para centros de planejamento familiar. Romney também criticou a reforma do sistema de saúde promovida por Obama, já que isso obrigou os empregadores, incluindo instituições religiosas, a cobrir os custos de contracepção para seus empregados.

Barack Obama, que apoia o acesso ao aborto, acredita que "as escolhas de uma mulher quanto a sua saúde são decisões pessoais, são tomadas de uma forma melhor com seu médico - sem a interferência de políticos".

DIREITO DOS GAYS

Romney se opõe ao casamento e à união civil entre pessoas do mesmo sexo, e apoia uma emenda constitucional que define o casamento como uma união entre um homem e uma mulher. Ele se opôs à revogação do "Don't Ask, Don't Tell", que proibia gays servindo nas Forças Armadas de anunciar publicamente sua opção sexual, mas anunciou que não vai tentar retomar esta política.

Obama - que se opôs ao "Don't Ask, Don't Tell" - foi o primeiro presidente americano a apoiar os direitos dos homossexuais ao casamento. Ele disse que isso é uma crença pessoal, mas afirmou que a decisão de legalizar o casamento gay seria uma decisão deixada para cada estado separadamente.


IMIGRAÇÃO

Romney afirmou que espera que imigrantes ilegais se "autodeportem" dos Estados Unidos se as condições de trabalho e de habitação se tornarem suficientemente inóspitas para eles. Ele criticou a legislação congelada há muito tempo no Congresso que concederia direitos a alguns imigrantes ilegais. Também acusou Obama de não fazer o suficiente para frear a onda de imigrantes ilegais que se dirigem aos Estados Unidos.

Obama é um simpatizante da legislação "Dream Act", atualmente paralisada no Congresso, que propõe suspender a deportação de filhos de imigrantes ilegais. Em junho, ele anunciou medidas que colocam em vigor muitas das propostas da legislação, garantindo a jovens imigrantes ilegais vistos de residência e trabalho desde que eles se enquadrem em certas condições, incluindo não ter registro criminal.


CONTROLE DE ARMAS

Romney interpreta estritamente a Segunda Emenda da Constituição Americana, que consagra aos americanos o direito de portar armas. Ele se opõe a qualquer nova legislação federal que restrinja a compra de armas de fogo, e recebeu o aval da Associação Nacional do Rifle, o poderoso lobby de direitos de armas.

Obama se comprometeu a respeitar a Segunda Emenda, mas apoia reforçar as verificações de antecedentes dos compradores de armas. Ele espera aumentar as restrições sobre a venda ao público em geral do tipo de armas automáticas que foram utilizadas na maioria dos tiroteios em massa mais mortais nos Estados Unidos. Liberais dizem que ele não fez o suficiente nesta questão.

LEGALIZAÇÃO DE DROGAS

Romney se opõe à legalização da maconha por razões médicas federais, o que ocorreu em diversos estados, incluindo a Califórnia.

 Obama, assim como seu rival republicano, é contra a descriminalização da maconha. O presidente ordenou que as agências federais não intervenham contra os dispensários que utilizam maconha para fins médicos, mas os gerentes se queixaram desde então de uma nova repressão.

Redação O POVO Online, 

com informações da AFP

 

 

TAGS