PUBLICIDADE
Notícias

China: Nova cúpula comunista será anunciada na 5ª feira

11:25 | 12/11/2012
O Partido Comunista da China vai anunciar na quinta-feira (15) o novo grupo de líderes que vai comandar o país pela próxima década. O anúncio ocorrerá um dia após o fim do 18º Congresso do partido, segundo informou hoje o PC chinês.

O tão esperado dia do anúncio foi confirmado pela equipe de assessoria de imprensa do Congresso, realizado a cada cinco anos para mudar o alto escalão do partido. As expectativas são de que o presidente Hu Jintao, que está no poder há dez anos, entregue o comando do PCC a seu vice, Xi Jinping, seguindo a tradição que ocorre sempre no dia seguinte ao fim do Congresso.

O acordo sobre a nova liderança é feito por meio de negociações políticas entre facções do Partido Comunista e é revelado à nação na forma de uma marcha em fila diante das câmeras no Grande Salão do Povo de Pequim.

Funcionários do partido informaram que o Comitê Permanente do Politburo, constituído de nove membros que governam a China, vai "se encontrar com a imprensa" na quinta-feira. Até agora, a data do anúncio ainda não havia sido confirmada.

É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido. Ele então seria formalmente nomeado presidente em março de 2013 pelo Parlamento. O atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, também deve subir na hierarquia e ser nomeado primeiro-ministro em março, no lugar de Wen Jiabao.

As alterações na liderança da China ocorrem no momento em que o país enfrenta o desafio de recuperar sua economia, que vem sofrendo uma rara desaceleração.

Se tudo ocorrer conforme a tradição, Xi Jinping e Li Keqiang devem liderar o governo chinês por dez anos. O Comitê, no entanto, é reajustado a cada cinco anos, com a troca de posições inferiores no partido. As informações são da Dow Jones.

TAGS