PUBLICIDADE
Notícias

Canais americanos se preparam para a longa jornada eleitoral

11:52 | 05/11/2012

WASHINGTON, 5 Nov 2012 (AFP) - Se a acirrada corrida à Casa Branca entre Barack Obama e Mitt Romney for decidida terça-feira nas urnas, a noite das eleições será longa e pode durar até tarde, com os canais americanos revelando os resultados das pesquisa de boca de urna e acompanhando a apuração de votos.

Um consórcio formado por cinco grandes redes de televisão (ABC, CBS, NBC, CNN, Fox News), a agência de notícias Associated Press e o National Election Pool, contratou a empresa de pesquisa Edison Research para este trabalho de formiginha.

Os pesquisadores vão entrevistar os os eleitores de forma aleatória (por exemplo, um eleitor em cada quatro) e preencherão um formulário com a idade, origem e outras perguntas como: em quem votaram e o que consideram como o assunto mais importante da eleição.

Estes dados serão transmitidos pela Edison Research aos membros do consórcio que têm suas próprias equipes.

São estas equipes, compostas por estatísticos e cientistas políticos, que declaram os vencedores de cada estado de acordo com modelos específicos e com uma margem de erro suficientemente baixa.

Mas os canais também podem esperar a confirmação oficial dos primeiros resultados.
"O que norteia a CNN para a noite da eleição, quando se trata de declarar um vencedor, é muito simples: é melhor estar certo do que ser o primeiro da noticir", explica à AFP Sam Feist, chefe da sucursal de Washington do canal CNN.

A CNN contratou para a ocasião o ex-diretor da metodologia do Bureau do Trabalho - o homem responsável por analisar os números do desemprego nos Estados Unidos, provavelmente a análise mais rigorosa e respeitada do país. Quinze pessoas no total vão analisar os números para a CNN.

Durante o caos eleitoral de 2000, todos os canais declaram Al Gore o vencedor na Flórida, antes de mudarem para George W. Bush, admitindo que o resultado foi muito apertado. Foi preciso esperar 35 dias e uma decisão do Supremo Tribunal Federal para conceder a vitória a Bush por 537 votos.

Este ano a CNN está preparada até mesmo para um cenário semelhante ao de 2000: em caso de resultados muito apertados e contestações judiciais, os advogados especializados na lei eleitoral estarão pronto para responder aos questionamentos.

TAGS