PUBLICIDADE
Notícias

Autoridades britânicas se reunirão com grupos armados da oposição síria

07:43 | 07/11/2012

LONDRES, 7 Nov 2012 (AFP) - Autoridades britânicas se reunirão com representantes de grupos armados da oposição síria em um terceiro país, anunciou nesta quarta-feira o gabinete do primeiro-ministro David Cameron.

O governo autorizou funcionários britânicos a se reunir com autoridades militares da oposição síria, indicou Downing Street, embora fontes governamentais tenham afirmado que não se trata de armar estes grupos, mas de iniciar negociações com o objetivo de reunir a oposição e colocar fim ao derramamento de sangue.

Segundo a imprensa britânica, o ministro das Relações Exteriores, William Hague, autorizou seu enviado especial para a oposição síria, John Wilkes, a organizar reuniões em um terceiro país com a oposição síria armada.

Autoridades britânicas insistiram que estes grupos serão convocados a respeitar os direitos humanos.

Downing Street também anunciou um aumento de 14 milhões de libras (17,5 milhões de euros, 22,5 milhões de dólares) na parcela de ajuda aos refugiados sírios, que chegará, assim aos 50 milhões de libras.

Na terça-feira, Cameron se declarou favorável à entrega de um salvoconduto ao presidente Bashar al-Assad para que abandone o país, se isso servisse para colocar fim ao derramamento de sangue.

"Temos que nos perguntar o que mais podemos fazer: Como podemos ajudar a oposição? Como podemos pressionar Assad? Como podemos trabalhar com sócios na região para inverter a situação?", declarou Cameron em uma entrevista à rede de televisão Al Arabiya.

TAGS