PUBLICIDADE
Notícias

Veredicto do julgamento do mordomo do Papa será anunciado sábado

O julgamento do mordomo do Papa Bento XVI foi retomado nesta quarta-feira. Na quinta-feira, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália, não está prevista audiência

10:51 | 03/10/2012

CIDADE DO VATICANO, 3 Out 2012 (AFP) -O veredicto do julgamento do mordomo do Papa Bento XVI será anunciado no sábado, informou nesta quarta-feira o porta-voz do Vaticano, pouco depois de um policial ter afirmado que foram encontrados "quase 1.000 "documentos de interesse" na residência do acusado.

Segundo o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, no sábado será conhecido o veredicto do julgamento de Paolo Gabriele, acusado de ter roubado documentos confidenciais que revelaram a tensão na cúpula da Igreja.

"Há quase 1.000 documentos de interesse, incluindo fotocópias e originais e alguns documentos com a assinatura do Santo Padre", afirmou Silvano Carli, um dos quatro policiais que seriam interrogados nesta quarta-feira, ao falar sobre as descobertas da força de segurança no momento da detenção de Gabriele, em maio.

As testemunhas afirmaram que havia "centenas de milhares de documentos" na casa do mordomo, indicando que os referentes ao Papa estavam "habilmente dissimulados" entre os papéis espalhados.

O julgamento do mordomo do Papa Bento XVI foi retomado nesta quarta-feira. Na quinta-feira, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália, não está prevista audiência. O Papa viajará ao santuário de Loreto, leste da Itália.

Paolo Gabriele afirmou na terça-feira que Bento XVI foi "manipulado" e declarou ser inocente da acusação de roubo dos documentos, mas disse que sente culpa por ter traído o pontífice.

TAGS