PUBLICIDADE
Notícias

UE analisará dados revisados de déficit da Espanha

09:57 | 01/10/2012
A Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, disse que precisa "analisar" uma projeção revisada do déficit da Espanha de 2012 que foi anunciada no última sábado. O governo espanhol afirmou que o déficit atingirá 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e, portanto, não conseguirá cumprir uma meta de 6,3% para este ano. A meta de 6,3% foi relaxada pelo país por conta própria, já que a meta de déficit original para o país estabelecida pela Comissão era 5,3%.

Um porta-voz da Comissão disse que os especialistas teriam de olhar para os números revisados da Espanha antes de responder, mas ele alegou que a derrapagem no cumprimento das metas fiscais foi "por causa de medidas tomadas pelo governo espanhol em relação ao setor bancário."

A Espanha está nos estágios iniciais de uma fiscalização do setor bancário e receberá um pacote de socorro de vários bilhões de euros dos seus parceiros da zona do euro para recapitalizar seus bancos. Um conjunto de auditorias completas e de testes de estresse de bancos espanhóis publicados sexta-feira mostraram que o setor todo precisa de � 59,3 bilhões de euros (US$ 76,2 bilhões) em capital.

O comissário europeu para Assuntos Financeiros e Econômicos, Olli Rehn, está em Madri nesta segunda-feira para discutir os números revisados do déficit, a perspectiva econômica da Espanha e sua reforma bancária com o primeiro-ministro espanhol, o ministro das Finanças, e o presidente do Banco Central, afirmou o porta-voz.

O país deverá pedir algum tipo de pacote de resgate, além da ajuda acordada para seus bancos, mas os detalhes das condições associadas a essa ajuda e a maneira como será feira ainda precisam ser finalizados. As informações são da Dow Jones.

TAGS