PUBLICIDADE
Notícias

Rival de Merkel diz que Grécia ainda vai precisar de ajuda por muito tempo

06:14 | 01/10/2012
Candidato social-democrata a governo alemão e principal rival de Merkel afirma que os gregos não vão conseguir dinheiro no mercado financeiro pelos próximos "sete, oito anos" e que, até lá, União Europeia terá de ajudar.

O candidato social-democrata à chancelaria federal alemã, Peer Steinbrück, disse que quer dar mais tempo para a Grécia resolver seus problemas e não descartou um terceiro programa de ajuda ao país em crise. "Os gregos devem respeitar seus compromissos, mas temos de dar mais tempo a eles", declarou ao jornal Welt am Sonntag, na edição deste domingo (30/09).

Na avaliação de Steinbrück, o governo grego não conseguirá dinheiro no mercado financeiro pelos próximos sete, oito anos. "Até lá nós teremos que ajudar", declarou o candidato social-democrata, que desafiou a chanceler federal Angela Merkel a "finalmente dizer a verdade aos alemães" nessa questão.

A saída da Grécia do euro deve ser evitada, afirmou Steinbrück, que foi ministro das Finanças no primeiro governo Merkel, durante a grande coalizão entre a União Democrata Cristã (CDU), a União Social Cristã (CSU) e o Partido Social Democrata (SPD). "O choque político e econômico [de uma saída da Grécia] seria devastador", completou.

AS/dpa/afp
Revisão. Carlos Albuquerque

TAGS