PUBLICIDADE
Notícias

Região atingida por supertempestade tenta retomar rotina

10:43 | 31/10/2012
A população da Costa Leste dos Estados Unidos, bastante atingida pela supertempestade Sandy, dá nesta quarta-feira os primeiros passos para retornar à normalidade, mesmo enquanto equipes de resgate trabalham em vizinhanças com destroços espalhados e marcadas por sinais de enchentes e incêndios.

Grande parte dos esforços iniciais de recuperação concentra-se na cidade de Nova York. Apesar dos ônibus terem voltado a percorrer as ruas (ainda escuras pela falta de energia elétrica e praticamente sem trânsito) e a Bolsa de Valores ter voltado a funcionar, está claro que restaurar a rotina da região deve demorar dias. Reconstruir os bairros mais fortemente atingidos e a rede de transportes que os liga pode demorar ainda mais.

No fim da terça-feira, os ventos e inundações causados pela supertempestade diminuíram. Pelo menos 55 pessoas morreram na região da costa atlântica. No auge do desastre mais de 8,2 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que o metrô só deve voltar a funcionar daqui a quatro ou cinco dias. Todos os 10 túneis que passam pelo East River, por onde trafegam milhares de carros todos os dias, foram inundados. A empresa de energia Consolidated Edison disse que a energia para os 337 mil clientes em Manhattan e Brooklin voltará daqui a quatro dias. Já no Bronx, Queens, Staten Island e Westchester, a eletricidade será restabelecida em uma semana.

O aeroporto internacionais John F. Kennedy, em Nova York, e o aeroporto internacional de Newark, em New Jersey, foram reabertos às 9h desta quarta-feira (horário de Brasília) com serviços limitados. O aeroporto de La Guardia, em Nova York, continua fechado.

O governador do Estado de New Jersey, Chris Christie, afirmou que a recuperação do que ele chamou de desastre "inimaginável" deve levar meses e que toda a energia só será restabelecida daqui a uma semana ou mais. Ele afirmou também que pedirá para o presidente Barack Obama enviar o Corpo de Engenheiros do Exército para ajudar na reconstrução do litoral e encontrar "a melhor maneira de construir a praia para proteger as cidades."

Mesmo com o retorno de parte dos transportes e planos de reabrir escolas e o comércio, mais danos infligidos por Sandy ainda devem continuar a aparecer nos próximos dias.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), afirmou que "vestígios de Sandy" continuam a mover-se no Estado da Pensilvânia e que o fenômeno natural agora é uma "superfície de baixa pressão", não mais um ciclone pós-tropical. As informações são da Associated Press.

TAGS