PUBLICIDADE
Notícias

Palestinos confiantes em obter estatuto de Estado não-membro na ONU

Os Estados Unidos, alinhados à Israel, são abertamente contra a candidatura da Palestina para o status de "Estado não-membro" das Nações Unidas

17:00 | 22/10/2012
ARSÓVIA, 22 Out 2012 (AFP) -O ministro palestino das Relações Exteriores, Riad al-Malki, declarou nesta segunda-feira, 22, em Varsóvia que tem certeza de que conseguirá na ONU a maioria simples necessária para que a Palestina consiga o estatuto de "Estado não-membro" da organização.

"Nós trabalhamos com seriedade e estamos confiantes de que teremos a maioria simples necessária na Assembléia Geral" da ONU, afirmou Malki em uma coletiva de imprensa conjunta com o seu homólogo polonês Radoslaw Sikorski.

"Nosso objetivo é criar as condições e o clima propícios para a retomada das negociações. Acreditamos que, na ausência de negociações diretas (com Israel), devemos reforçar a fé da comunidade internacional na reativação das negociações e a solução baseada nos dois Estados", explicou o ministro palestino.

Atualmente, os palestinos têm um status de "observador" na ONU, uma organização que reúne 193 países.

Os Estados Unidos, alinhados à Israel, são abertamente contra a candidatura da Palestina para o status de "Estado não-membro" das Nações Unidas, mais elevado do que o de "observador".

Em relação ao projeto de Estado palestino, Washington quer a realização de negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos.

As negociações, no entanto, estão congeladas desde setembro de 2010.

TAGS