PUBLICIDADE
Notícias

Obama visita vítimas de tempestade e Romney faz campanha

11:30 | 31/10/2012
O presidente dos EUA, Barack Obama, em campanha pela reeleição, deve visitar New Jersey para inspecionar a devastação generalizada causada pela supertempestade Sandy na Costa Leste dos EUA. Com pelo menos 50 pessoas mortas - a maioria por queda de árvores - e milhões afetadas pelos ventos fortes, cortes de energia e inundações, Obama cancelou aparições de campanha no Estado chave de Ohio para supervisionar a resposta do governo à tragédia. Já o rival republicano Mitt Romney nesta quarta-feira realizará três grandes comícios na Flórida, onde a disputa é uma das mais acirradas de toda a eleição.

Dependendo das ações do governo federal no gerenciamento da crise, a tentativa de reeleição de Obama pode ser fortalecida ou arruinada. O democrata está virtualmente empatado com Romney, e a Casa Branca se esforça para retratá-lo como um líder forte, antes da eleição de 6 de novembro. O presidente decretou estado de emergência e de "grandes catástrofes" em New Jersey e Nova York.

As ações de Obama forçaram seu rival a tomar decisões difíceis e ser cuidadoso. O candidato pelo Partido Republicano precisa demonstrar respeito às vítimas mas também não pode desperdiçar tempo de campanha.

A agenda revisada de Obama também é uma aposta política. Ele cancelou eventos de campanha mas continua em evidência ao comandar a resposta à passagem da supertempestade. Em vez de utilizar a quarta-feira para tentar convencer eleitores de Estados indecisos, ele aparecerá na televisão com o governador de New Jersey, Chris Christie. Ele é um dos mais proeminentes simpatizantes de Romney e um crítico do presidente, mas vem elogiando a forma com que Obama está lidando com a tragédia. Na quinta-feira o presidente retoma sua campanha.

Mais de oito milhões de casas ficaram sem eletricidade por causa da maior tempestade a atingir o país em gerações, que inundou o metrô de Nova York e o distrito financeiro de Manhattan. A previsão é que a tempestade pode ter causado cerca de US$ 20 bilhões em danos nos EUA. As informações são da Dow Jones e Associated Press.

TAGS