PUBLICIDADE
Notícias

Nobel de Medicina para japonês Yamanaka e britânico Gurdon

08:14 | 08/10/2012

ESTOCOLMO, 8 Out 2012 (AFP) -O japonês Shinya Yamanaka e o britânico John B. Gurdon foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina nesta segunda-feira graças ao importante trabalho de pesquisas sobre as células-tronco.

"As descobertas revolucionaram nossa compreensão sobre a maneira como as células e os organismos se desenvolvem", destacou o comitê Nobel.

Os dois descobriram que "as células maduras, especializadas, podem ser reprogramadas para tornar-se células imaturas capazes de desenvolver novos tecidos do corpo", completou o júri.

Ao reprogramar as células-tronco, "os cientistas criaram novas oportunidades para estudar enfermidades e desenvolver métodos para o diagnóstico e a terapia".

Gurdon trabalha atualmente no Instituto Gurdon em Cambridge, enquanto Yamanaka é professor na Universidade de Kyoto, no Japão.

Em consequência da crise econômica, a Fundação Nobel reduziu o valor do prêmio a oito milhões de coroas suecas (1,2 milhão de dólares, 930.000 euros) por prêmio, contra 10 milhões de coroas concedidos desde 2001.

No ano passado, o Nobel de Medicina foi atribuído a Bruce Beutler (Estados Unidos), Jules Hoffmann (Luxemburgo) e Ralph Steinman (Canadá) pelo revolucionário trabalho sobre o sistema imunológico.

Os vencedores deste ano receberão o prêmio em uma cerimônia em Estocolmo em 10 de dezembro, dia do aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel, em 1896.

TAGS