PUBLICIDADE
Notícias

Negociação entre Colômbia e Farc começa nesta semana

10:33 | 16/10/2012
As conversas de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) não começaram bem. Previsto para a segunda-feira, em Oslo, Noruega, o início das negociações foi adiado para quinta-feira. Entre as causas do atraso estão o tempo ruim na Colômbia, que atrasou a viagem da delegação dos rebeldes e uma adição de última hora na equipe das Farc - uma holandesa que está com o grupo há dez anos. Mas segundo o jornal El País, fontes próximas aos envolvidos afirmaram que o principal motivo do postergamento é a preocupação dos guerrilheiros com a possibilidade de serem presos pela Interpol.

A Procuradoria-Geral da República da Colômbia afirmou que existem 340 acusações judiciais contra os cinco membros da delegação das Farc. O procurador-geral Eduardo Montealegre afirmou que o governo retirou as ordens de prisão e que usará os canais diplomáticos para resolver os pedidos de captura expedidos por outros países.

Assim, os problemas parecem ter sido resolvidos e especialistas estão otimistas. "Existe um forte potencial para que as negociações resultem em um acordo de paz", provavelmente no segundo trimestre de 2013, afirmou a consultoria Eurasia Group.

As partes convocaram uma conferência de imprensa na quarta-feira para formalizar o diálogo, que começa efetivamente na quinta-feira, afirmou Enrique Santos, assessor dos negociadores do governo e irmão do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. As informações são da Associated Press e Dow Jones

TAGS