PUBLICIDADE
Notícias

Mike Tyson vira persona non grata na Nova Zelândia

09:03 | 03/10/2012
AFP
AFP

O ex-pugilista americano Mike Tyson, condenado em 1992 por estupro, é persona non grata na Nova Zelândia, anunciou nesta quarta-feira o governo.

Em um primeiro momento, as autoridades neozelandesas haviam decidido conceder um visto ao ex-campeão mundial dos pesos pesados, que foi convidado para um evento beneficente no país.

Mas a organização de caridade Life Education Trust cancelou o convite e as autoridades neozelandesas recuaram na decisão.

"Como a Trust não apoia mais o evento, tomamos a decisão de cancelar o visto', afirmou a ministra da Imigração, Kate Wilkinson.

O código penal neozelandês proíbe, a não ser em casos excepcionais, a entrada no país de qualquer estrangeiro condenado a mais de cinco anos de prisão. Tyson foi sentenciado a seis anos de reclusão em 1992 pelo estupro, no ano anterior, de uma jovem de 18 anos.

"A questão pode ser vista de duas maneiras: aconteceu há muito tempo, mas são fatos muito, muito graves", disse Wilkinson.

O primeiro-ministro John Key já havia manifestado oposição à entrada de Mike Tyson na Nova Zelândia.

Mike Tyson, de 46 anos, fez história no boxe quando em 1986, aos 20 anos, se tornou o campeão do mundo mais jovem dos pesos pesados, uma categoria que dominou de 1987 a 1990.

Após o período na prisão, tentou retomar a carreira, que foi manchada pela luta contra Evander Holyfield em 1997 na qual mordeu a orelha do oponente.

 

AFP

TAGS