PUBLICIDADE
Notícias

João Paulo I será beatificado em breve, envenenamento descartado

10:18 | 16/10/2012
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

CIDADE DO VATICANO, 16 Out 2012 (AFP) -O Papa João Paulo I, conhecido como o "Papa Sorriso" e que ficou apenas 33 dias no cargo em 1978, poderá ser beatificado em pouco tempo, segundo o postulador da causa da beatificação, que descartou de forma definitiva os rumores de que a morte do Papa tenha sido induzida.

O reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e postulador na causa da beatificação de João Paulo I, Enrico Dal Covolo, entregará ao Vaticano no próximo dia 17 a documentação que ilustra as virtudes heróicas e o suposto milagre realizado por Albino Luciani, o Papa João Paulo I.

A data foi escolhida porque nesse dia se festeja o centenário de seu nascimento.

João Paulo I foi encontrado sem vida em seu leito pouco antes do amanhecer de 29 de setembro de 1978, 33 dias depois de sua eleição como pontífice.

Segundo fontes oficiais, o Papa de 65 anos morreu em consequência de um infarto, mas alguns aspectos sobre a descoberta do corpo e o fato de que não foi realizada a necropsia somados a várias declarações contraditórias dadas pelo Vaticano sobre a morte, deram lugar a uma série de teorias conspirativas em torno dela.

Além das incoerências oficiais, outros fatores de índole econômica, já que João Paulo I pretendia profundar as reformas iniciadas por João XXIII e esclarecer as contas dentro do Banco do Vaticano, alimentaram as teorias que visavam a um envenenamento do pontífice.

"Graças aos testemunhos e aos documentos médicos reunidos, temos a confirmação definitiva que afasta qualquer suspeita de morto induzida", declarou Dal Covolo, descartando totalmente a hipótese de envenenamento.

Paralelo a isso, o processo de beatificação de outro Papa da era moderna, Paulo VI, que reinou de 1963 a 1978, avança rapidamente, segundo o site Vatican Insider.

Os dois pontífices do século XX poderão ser beatificados durante o "Ano da Fé", que foi inaugurado em 11 de outubro e concluirá em novembro de 2013.

TAGS