PUBLICIDADE
Notícias

Furacão Sandy perde intensidade, mas pode provocar estragos nos EUA

A supertempestade foi rebaixada para tempestade extratropical pouco depois de tocar a terra na noite da segunda-feira, 29

06:57 | 30/10/2012
NULL
NULL
A tempestade Sandy perdia força nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, enquanto prosseguia seu trajeto pelo leste dos Estados Unidos, mas ainda pode provocar fortes ventos e inundações.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou às 9H00 GMT (7H00 de Brasília) que Sandy se deslocava ao sul do estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h e rajadas ainda mais fortes sobre grande parte da costa leste.

>Furacão Sandy: acompanhe as informações ao vivo

A supertempestade foi rebaixada para tempestade extratropical pouco depois de tocar a terra na costa de Nova Jersey na segunda-feira à noite, mas a destruição provocada superou amplamente seu nível na escala Saffir-Simpson dos furacões.

As chuvas torrenciais e os fortes ventos na costa leste dos Estados Unidos e do Canadá provocaram 13 mortes até o momento, mas o balanço final pode ser maior, pois as operações de busca e resgate prosseguem nos estados afetados.

Estado de emergência
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou estado de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem da tempestade Sandy. A medida permite liberar recursos federais para ajudar as vítimas.

>Veja mais: Brasileiros relatam tensão e medo com passagem de furacão no Canadá e nos EUA

AFP

TAGS