PUBLICIDADE
Notícias

EUA felicitam a Geórgia por eleições

A derrota do Movimento Nacional Unificado põe fim ao domínio do partido de Saakachvili, que chegou ao poder em 2003 depois da "Revolução da Rosa"

16:36 | 02/10/2012
NULL
NULL
WASHINGTON, 2 Out 2012 (AFP) -A Casa Branca felicitou a Geórgia nesta terça-feira por suas eleições parlamentares, classificando o processo político de "outro marco no desenvolvimento democrático da Geórgia".

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, emitiu o comunicado depois de o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, ter reconhecido a derrota de seu partido pela coalizão opositora Sonho Georgiano, liderada pelo multimilionário Bidzina Ivanishvili, nas eleições de segunda-feira.

A derrota do Movimento Nacional Unificado põe fim ao domínio do partido de Saakachvili, que chegou ao poder em 2003 depois da "Revolução da Rosa", que derrubou o ex-presidente Eduard Chevardnadze, ex-chefe da diplomacia soviética.

Saakachvili reconheceu nesta terça-feira sua derrota e disse que "isso significa que a maioria parlamentar deve formar um novo governo".

"Eu, como presidente, conforme a Constituição, facilitarei o processo para que o novo governo comece a trabalhar", acrescentou.

No entanto, o líder da coalizão opositora pediu a renúncia do presidente. "A única boa decisão para Saakachvili agora seria renunciar", declarou Ivanichvili, provável futuro primeiro-ministro, em uma entrevista coletiva à imprensa em Tblisi.

TAGS