PUBLICIDADE
Notícias

Espanha: processo pela maré negra do Prestige começa 10 anos depois

10:16 | 16/10/2012
AFP
AFP

LA CORUÑA, 16 Out 2012 (AFP) -Dez anos depois do naufrágio do Prestige, começou nesta terça-feira em La Coruña, na Galícia (noroeste), o processo contra a maior maré negra da história da Espanha, no qual serão julgados durante vários meses quatro acusados, entre os quais o comandante do petroleiro afundado.

A embarcação se partiu em duas no dia 19 de novembro de 2002 na costa da Espanha, depois de ter navegado à deriva durante seis dias no Atlântico, deixando escapar de seu casco 50.000 toneladas de petróleo que contaminaram milhares de quilômetros de costa.

A primeira sessão do processo será consagrada a detalhes do procedimento, antes do início propriamente dito do processo no dia 13 de novembro, quando os acusados começarão a testemunhar.

Entre eles figura o comandante grego da embarcação, Apostolos Mangouras, de 78 anos, o chefe mecânico, Nikolaos Argyropoulos, assim como o diretor da Marinha Mercante espanhola de então, José Luis López Sors, que se sentaram nesta terça-feira no banco dos réus.

O quarto acusado, um oficial filipino, encontra-se foragido.

TAGS