PUBLICIDADE
Notícias

Dia Nacional da Espanha é afetado por cortes

08:58 | 12/10/2012
A Espanha celebra seu Dia Nacional nesta sexta-feira em clima sombrio, com as festividades diminuídas para cortar custos. O país está em recessão e pressionado para reformar suas finanças. Enquanto isso na Catalunha, 12 escolas ignoraram o feriado e tiveram aulas, recusando-se a reconhecer a data que celebra a unidade espanhola.

O rei Juan Carlos presidiu uma parada militar muito reduzida, que não teve a costumeira participação de caças e tanques de guerra. Participaram do evento apenas 2,6 mil soldados, 50 veículos blindados e sete aviões de treinamento.

Os sentimentos nacionalistas estão bastante aflorados na Catalunha. Nos últimos meses o governo local vem tomando medidas para tentar levar a região à independência da Espanha. "Nós nos sentimos catalães, não temos nada para celebrar", afirmou uma associação de pais e professores através de seu porta-voz.

O dia 12 de outubro é celebrado como a data em que Cristóvão Colombo descobriu a América em nome da Coroa espanhola. As informações são da Associated Press.

TAGS