PUBLICIDADE
Notícias

China rebate suspeita de espionagem do Congresso americano

10:03 | 10/10/2012

PEQUIM, 10 Out 2012 (AFP) -Os temores americanos de que os fabricantes chineses de equipamentos de telecomunicações representariam uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos são "infundados", afirmou o porta-voz do ministério chinês do Comércio.

Um rascunho do relatório do Comitê de Inteligência do Congresso americano afirma que a tecnologia dos dois gigantes chineses do sector, Huawei e ZTE, poderia ser utilizada para espionar e recomenda que os dois grupos sejam a proibidos de assinar contratos e de realizar compras nos Estados Unidos.

"O relatório da investigação do Congresso americano, baseado apenas em suspeitas subjetivas, acusa a China de uma maneira infundada em nome da segurança nacional", declarou o porta-voz Shen Danyang.

"A China expressa sua total oposição e graves temores", completou Shen, antes de destacar esperar que os Estados Unidos "abandonem a prática de discriminação contra as empresas chinesas".

As restrições recomendadas pelos autores do relatório podem provocar graves consequências, especialmente para a Huawei, segunda empresa mundial do setor, que no ano passado registrou vendas nos Estados Unidos no valor de 1,3 bilhão de dólares, ao mesmo tempo que comprou componentes no país pelo valor de 6,6 bilhões de dólares.

TAGS