PUBLICIDADE
Notícias

Chávez deve começar a preparar sucessão, afirma Lula

12:13 | 18/10/2012

BUENOS AIRES, 18 Out 2012 (AFP) -O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reeleito no dia 8 de outubro para um novo mandato de seis anos, deve começar a preparar sua sucessão, disse o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal argentino La Nación.

"Eu não tenho incidência na Venezuela. Havia uma eleição na Venezuela, onde duas pessoas se apresentaram, e eu acreditava que Chávez seria melhor para a Venezuela. Também acredito que o companheiro Chávez deve começar a preparar sua sucessão", disse Lula, consultado sobre seu apoio à reeleição do presidente venezuelano.

O ex-presidente brasileiro, que na quarta-feira se reuniu em Buenos Aires com a presidente argentina Cristina Kirchner, sustentou que "a democracia é alternância de poder, não apenas de pessoas, mas de setores da sociedade".

Chávez foi reeleito com 55,25% dos votos contra o candidato opositor Henrique Capriles, que obteve 44,13%.

Lula, de 66 anos, afirmou, no entanto, que durante a gestão de Chávez "a Venezuela melhorou muito, o povo pobre ganhou dignidade", acrescentando que a "América do Sul ganhou muito com Chávez".

"A Venezuela começou a olhar para a América Latina e por isso defendi a entrada da Venezuela no Mercosul. Chávez tem a ver com a evolução da América do Sul", acrescentou o político sobre o bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai (suspenso) e Uruguai, como sócios fundadores, e Venezuela, que se somou neste ano.

Além de se reunir com Kirchner na Casa Rosada (governo), Lula participou na quarta-feira do mais importante fórum empresarial anual da Argentina, realizado na cidade balneária de Mar del Plata (400 km ao sul de Buenos Aires).

TAGS