PUBLICIDADE
Notícias

Cápsula Dragon da SpaceX atraca na Estação Espacial Internacional

O acoplamento da cápsula não tripulada ocorreu às 13h03 GMT (10h03 de Brasília), confirmou um porta-voz da agência espacial americana

17:28 | 10/10/2012
A cápsula Dragon da empresa americana SpaceX pousou nesta quarta-feira, 10, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) depois de ter sido capturada pelo braço robótico do complexo orbital para uma primeira missão comercial de abastecimento, confirmou a Nasa.

O acoplamento da cápsula não tripulada ocorreu às 13h03 GMT (10h03 de Brasília), confirmou um porta-voz da agência espacial americana. O início da manobra, na qual a Dragon foi capturada pelo braço robótico da estação, operada por dois dos seis astronautas da tripulação da ISS, ocorreu às 10h56 GMT (07h56 de Brasília), mais de trinta minutos antes da hora programada.

A cápsula da SpaceX foi lançada no domingo a bordo de um foguete Falcon 9 da empresa a partir da base da Força Aérea americana em Cabo Canaveral, perto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste).

Esta é a primeira entrega oficial de carga à plataforma orbital realizada por uma empresa privada mediante um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa, em que a SpaceX realizará doze missões de abastecimento à ISS em quatro anos, para transportar pelo menos 20 toneladas de carga no total.

Dragon já realizou um voo de demonstração bem sucedido em maio, marcando o primeiro acoplamento de uma nave espacial privada na estação orbital, iniciando um novo capítulo na história do transporte espacial.

A cápsula leva para esta primeira missão comercial de abastecimento cerca de 455 quilos de equipamento. A carga inclui materiais para experimentos científicos que devem ser feitos pelos membros da tripulação atual da ISS, a Expedição 33, integrada por dois norte-americanos - entre eles uma mulher, Sunita Williams, comandante a bordo - um japonês e três russos.

A Dragon também transporta comida (entre os alimentos há, inclusive, sorvete), roupa e outros materiais.

A cápsula da SpaceX, a única capaz, atualmente, de retornar à Terra trazendo carga, trará 562 quilos, incluindo 333 kg de materiais científicos e 229 kg de equipamento usado na estação.

Seu retorno é esperado para o dia 28 de outubro, quando deve pousar de paraquedas no Oceano Pacífico próximo à costa do sul da Califórnia.

A Nasa aposta que a SpaceX e outras empresas privadas assumam o controle dos ônibus espaciais, cujo último voo foi em julho de 2011, para o abastecimento da ISS e para o transporte de astronautas em 2015.

A agência espacial também comemorou um contrato de reabastecimento da ISS, de 1,9 bilhões de dólares, com Orbital Sciences Corporation, que fará seu primeiro voo de teste nos próximos meses desde a nova base espacial na costa da Virginia (leste dos Estados Unidos).

SpaceX, Boeing e Sierra Nevada foram recentemente selecionadas pela NASA para desenvolver uma nave espacial privada que transporte pessoas para a ISS, assim como para outros destinos em órbita.

No momento, os Estados Unidos dependem dos Soyuz russos para transferir seus astronautas à ISS, a 63 milhões de dólares a passagem.

Para a carga, os Estados Unidos continuam dependendo das naves automáticas europeias ATV, das japonesas HTV e das russas Progress, mas estas apenas podem levar carga à ISS, não trazê-la de volta, já que, depois de cumprir sua missão, são destruídas ao entrar na atmosfera.

TAGS