PUBLICIDADE
Notícias

Ban Ki-moon teme uma escalada do conflito sírio na fronteira com a Turquia

Declarando-se profundamente preocupado com o fluxo contínuo de armas entregues tanto a governo sírio quanto à oposição

11:06 | 08/10/2012

ESTRASBURGO, França, 8 Out 2012 (AFP) -O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta segunda-feira, em Estrasburgo (nordeste da França), para o perigo de uma escalada do conflito sírio na fronteira com a Turquia.

"A escalada do conflito na fronteira sírio-turca e as repercussões da crise no Líbano são extremadamente perigosas", afirmou Ban na inauguração d primeiro Fórum Mundial da Democracia, organizado na sede do Conselho da Europa em Estrasburgo.

O secretário-geral apelou por uma ajuda humanitária mais importante para esta região.

"Com a aproximação do inverno, precisamos que os doadores respondam de maneira mais generosa às necessidades das populações na Síria e dos mais de 300.00 refugiados nos países vizinhos", afirmou.

"A situação na Síria piorou de maneira dramática e cria riscos sérios para a estabilidade dos vizinhos da Siria e para toda a região", afirmou ainda.

Declarando-se profundamente preocupado com o fluxo contínuo de armas entregues tanto a governo sírio quanto à oposição, pediu para que as duas partes "abandonem a violência e se encaminhem para uma solução pacífica, que é a única via para sair da crise".

"Peço aos países que fornecem armas que parem de fazê-lo. A militarização apenas agrava a situação", insistiu.

O secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, agradeceu a Ban Ki-moon ter aceitado participar na abertura do Fórum, organizado por esta organização pan-europeia que reúne 47 países.

TAGS