PUBLICIDADE
Notícias

Ataque contra gasoduto deixa 28 feridos na Turquia

09:22 | 19/10/2012
Rebeldes curdos detonaram uma bomba em um gasoduto no leste da Turquia e feriram 28 soldados nesta sexta-feira. "A causa da explosão foi sabotagem e o fluxo de gás deve ser restabelecido em uma semana", disse um porta-voz do governo da província de Agri.

O ataque aconteceu na cidade de Eleskirt. A petrolífera estatal Boru Hatlari ile Petrol Tasima AS, também conhecida como Botas, ficará encarregada de resolver o problema no gasoduto.

Pelo menos 28 soldados ficaram feridos no ataque atribuído ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo). Os rebeldes detonaram a bomba quando as tropas passavam pelo gasoduto em um veículo militar, afirmou a agência de notícias estatal Anatólia. A maioria dos atingidos sofreu queimaduras leves, mas alguns ficaram feridos gravemente, afirmaram autoridades.

O PKK costuma atacar os dutos turcos que transportam petróleo e gás natural vindos do Irã e Iraque. O grupo luta pela autonomia do Curdistão desde 1984, e é listado como uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia. Mais de 40 mil pessoas morreram desde o início do conflito. As informações são da Dow Jones.

TAGS