PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto de magnitude 7,1 atinge sudoeste da Colômbia

17:24 | 30/09/2012
WASHINGTON, 30 Set 2012 (AFP) -Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu a cordilheira dos Andes no sudoeste da Colômbia neste domingo, 25, informou Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a ocorrência de terremotos em todo o mundo.

O tremor, registrado às 11h31 locais, ocorreu 20 km a leste da cidade de La Vega, Colômbia, e a 326 km a nordeste de Quito, Equador.

A magnitude do tremor foi confirmada pela estatal Rede Sismológica Nacional da Colômbia. O tremor teve uma profundidade de 169 km.

Carlos Iván Márquez, diretor do estatal Serviço de Prevenção e Atenção de Desastres, disse à imprensa que por ora não há notícias de danos sérios ou feridos, mas que "habitações foram afetadas em Timbiqui".

O tremor foi sentido nas províncias de Cauca, Huila, Valle, Risaralda, Quindio, Antioquia, Caldas, Tolima, Chocó e Cundinamarca.

Segundo a imprensa local, o terremoto provocou pânico em algumas cidades, onde muitos habitantes deixaram suas casas.

Algumas pessoas foram evacuadas preventivamente. Os países andinos da América do Sul, incluindo Colômbia e Equador, estão localizados no "Anel de Fogo do Pacífico", uma área que concentra cerca de 85% da atividade sísmica terrestre.

O terremoto foi inicialmente anunciado pelo Instituto Americano de Geofísica (USGS), que deu uma magnitude de 7,4, e depois voltou a 7,1.

Nenhum alerta de tsunami foi lançado pelo centro de alerta de tsunami para o Pacífico, que depende do serviço de meteorologia americano NOAA.
AFP

TAGS