PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa indica Chávez com 16 pontos de vantagem sobre opositor na Venezuela

17:50 | 26/09/2012
CARACAS, 26 Set 2012 (AFP) -O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está com 16 pontos de vantagem sobre o candidato opositor, Henrique Capriles Radonski, em uma pesquisa de intensões de voto para as eleições de 7 de outubro, enquanto 14% ainda estão indecisos, segundo uma pesquisa da empresa Hinterlaces divulgada nesta quarta-feira, 26.

Os resultados desta pesquisa dão 50% de votos para Chávez contra 34% para Capriles. A sondagem mostra que o ex-governador conseguiu reduzir a sua desvantagem em cinco pontos percentuais em relação a Chávez desde julho, quando iniciou formalmente a campanha para as eleições presidenciais.

O presidente da Hinterlaces, Óscar Schemel, explicou em uma entrevista coletiva à imprensa televisionada que, se esta tendência for mantida, Chávez, de 58 anos, será o vencedor da disputa eleitoral, mas com resultados variáveis.

No melhor cenário para o presidente, ele obteria entre 14 e 16 pontos percentuais de vantagem sobre seu rival, e no pior dos casos, venceria com 10 pontos de vantagem, segundo esta pesquisa realizada até o final de semana passado com mais de 1.600 pessoas, em zonas rurais e urbanas, com 95% de confiança e margem de erro de 2,6%, segundo Schemel.

"Não temos um cenário em que Henrique Capriles venceria", afirmou.

No entanto, o especialista ressaltou que os grupos mais satisfeitos com o governo de Chávez são os que menos estão dispostos a votar, o que torna os resultados finais dependentes do nível de abstenção e da capacidade da máquina governista em mobilizar seus eleitores.

Ainda nesta quarta, uma pesquisa apresentada pela empresa Consultores 21 com 1.500 pessoas foi no sentido oposto: 48,9% de votos para Capriles, 45,7% para Chávez e 4,8% não responderam.

A Datanálisis também divulgou na terça-feira uma sondagem que atribui a Chávez 49,4% das intenções de voto contra 39% para Capriles, estimando em 11,6% os indecisos.

Quase 19 milhões de venezuelanos estão convocados para votar nas eleições.

TAGS