PUBLICIDADE
Notícias

Obama supera Romney em estados chave

12:39 | 26/09/2012

WASHINGTON, 26 Set 2012 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, supera o adversário republicano Mitt Romney nas intenções de voto na Flórida e Ohio, dois estados considerados vitais para as eleições presidenciais, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Os dois candidatos farão campanha nesta quarta-feira em Ohio (norte dos Estados Unidos), um estado que quase sempre influencia de maneira direta no resultado das eleições. De fato, nenhum republicano conseguiu chegar à Casa Branca sem ter conquistado Ohio.

A pouco mais de cinco semanas da votação, Romney tem 43% das intenções de voto em Ohio, contra 53% de Obama, de acordo com a pesquisa da Universidade Quinnipiac para o jornal The New York Times e o canal CBS.

Obama tem o mesmo índice de apoio (53%) na Flórida (sudeste), enquanto o republicano alcança 44% no estado, que em 2000 deu a vitória a George W. Bush, segundo a mesma pesquisa.

A sondagem aconteceu entre 18 e 25 de setembro, semana em que Romney sofreu muitas críticas pela divulgação de um vídeo no site da revista de esquerda 'Mother Jones', no qual ele afirma que 47% dos americanos não pagam impostos e acreditam que o governo deve ser responsável por eles.

Na pesquisa do final de agosto, Obama tinha vantagem de seis pontos sobre Romney em Ohio (50% contra 44%) e de três na Flórida (49% a 46%), números que estavam dentro da margem de erro.

As eleições americanas acontecem estado por estado, segundo um sistema de sufrágio universal indireto. O processo dá uma importância desproporcional a uma dezena de regiões que podem, em tese, desequilibrar o resultado para um ou outro candidato. Os candidatos concentram seus esforços justamente nestes estados.

TAGS