PUBLICIDADE
Notícias

Manifestantes protestam contra filme anti-Islã em Sydney

09:06 | 15/09/2012
A polícia antidistúrbio entrou em confronto com cerca de 200 manifestantes que estavam do lado de fora do consulado dos Estados Unidos em Sydney neste sábado. Protestos, contra um filme contrário do Islã produzido em território norte-americano, se espalham pela Austrália.

A emissora de televisão Ten Network mostrou um policial inconsciente enquanto a multidão, composta principalmente por homens, lançava garrafas e outros objetos contra a polícia. A maioria dos manifestantes vestia roupas muçulmanas.

A polícia usou gás de pimenta contra o grupo que gritava "Obama, Obama, nós amamos Osama" e carregava placas nas quais se lia "Decapitem todos os que insultam o profeta".

Seis policiais ficaram feridos, dos quais dois foram levados ao hospital. Dois manifestantes foram mordidos por cães da polícia e 17 ficaram intoxicados pelo gás pimenta, informou a polícia em comunicado. Não foram divulgadas informações sobre suas condições de saúde.

Oito pessoas foram detidas por acusações como ataque aos policiais e resistência à prisão. A polícia disse não estar certa sobre quem organizou o protesto.

"Houve pouca ou nenhuma organização ou controle sobre o que eles estavam fazendo e suas ações foram vergonhosas", declarou o superintendente da polícia, Mark Walton, em comunicado.

Para a primeira-ministra Julian Gillard, o protesto é inaceitável. "Um protesto violento nunca é aceitável, nem hoje, nem nunca", disse ela em comunicado.

Representações diplomáticas em todo o mundo têm sido alvo nos últimos dias de protestos contra o filme "Inocência dos Muçulmanos", que ridiculariza o profeta Maomé. As informações são da Associated Press.

TAGS