PUBLICIDADE
Notícias

Índice de atividade chinês cai para 49,2 em agosto

11:10 | 01/09/2012
O índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial na China caiu para 49,2 em agosto, de 50,1 em julho, atingindo o menor nível em nove meses. Uma leitura abaixo da marca de 50 pontos indica contração da atividade. O dado é compilado pela Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês), juntamente com o Escritório Nacional de Estatísticas.

O PMI de agosto ficou abaixo da mediana das projeções de 11 analistas ouvidos pela Dow Jones, de 50,0. O dado é o primeiro de uma série de PMIs da Ásia que serão divulgados nos próximos dias e pode desencadear temores de que a região ainda está sofrendo com a crise da dívida na Europa e a lenta recuperação da economia dos Estados Unidos.

"O dado mostra que a economia da China ainda está em uma tendência de queda e que mais medidas de estímulo são necessárias", comenta Lin Caiyi, economista-chefe da Guotai Junan Securities. Segundo ela, o governo chinês pode decidir cortar a exigência de compulsório dos bancos e também reduzir a taxa básica de juros. Um aumento nos investimentos e gastos governamentais também podem ser parte de um pacote mais robusto para impulsionar o crescimento.

Apesar disso, o analista Zhang Liqun, da própria CFLP, tem uma visão mais otimista. Para ele, a redução nos estoques das empresas pode estar chegando ao fim e uma melhora nas exportações poderá ser observada em breve. "O nível geral de produção no setor industrial deve se recuperar. A desaceleração na economia doméstica provavelmente já terminou", afirma. As informações são da Dow Jones.

TAGS