PUBLICIDADE
Notícias

Hugo Chávez votaria em Obama se fosse americano

15:24 | 30/09/2012
NULL
NULL
CARACAS, 30 Set 2012 (AFP) -O presidente venezuelano Hugo Chávez votaria em seu colega Barack Obama se fosse americano nas eleições de novembro, afirmou em uma entrevista difundida neste domingo, 30, pelo Televén, um canal privado de televisão.

"Se eu fosse americano, votava no Obama", assegurou o presidente, acrescentando que se o presidente dos Estados Unidos fosse um morador de um bairro popular de Caracas, "também votaria em Chávez".

"Obama há pouco disse algo muito racional e justo: a Venezuela não é nenhuma ameaça para os interesses dos Estados Unidos", declarou Chávez, acrescentando que seu colega americano é "um cara bom".

"Mas é uma coisa verdadeiramente irracional aquele que quer chegar à Casa Branca", afirmou ainda em alusão ao adversário republicano Mitt Romney.

Chávez mostrou seu desejo de que, depois das eleições venezuelanas da próxima semana e as americanas de novembro, "possa começar um novo período de relacionamento normal" entre os dois governos.

As relações bilaterais têm sido marcadas por altos e baixos durante o mandato de Obama, depois de um período difícil entre Chávez e o republicano George W. Bush.

Desde sua chegada a poder em 1999, o venezuelano atacou Washington pelo que considera sua "política imperialista", mas, ao mesmo tempo, vende para esse país um milhão de barris diários, o que o converte no primeiro sócio comercial dos Estados Unidos.

Estados Unidos e Venezuela carecem de embaixadores desde 2010.
AFP

TAGS