PUBLICIDADE
Notícias

Dois feridos em incidente em central nuclear da França

As pessoas se queimaram, mesmo usando luvas, por causa da manipulação de um produto químico, o peróxido de hidrogênio, segundo a mesma fonte

14:42 | 05/09/2012

ESTRASBURGO, França, 5 Set 2012 (AFP) - O incidente com produtos químicos registrado nesta quarta-feira, 5, na central nuclear de Fessenheim (nordeste da França) deixou duas pessoas feridas, mas não representa um perigo maior de segurança, segundo o ministério da Energia.

De acordo com a empresa que controla a central, a EDF, duas pessoas sofreram queimaduras leves.

"Não foi um incêndio", informou um porta-voz. "Aconteceu um escapamento de vapor de água oxigenada produzida em consequência da injeção em um depósito de peróxido de hidrogênio de água", acrescentou.

As duas pessoas se queimaram, mesmo usando luvas, por causa da manipulação de um produto químico, o peróxido de hidrogênio, segundo a mesma fonte.

Os bombeiros do Alto Reno, o departamento francês fronteirço com a Alemanha no qual se encontra a central de Fessenheim, foram acionados imediatamente para controlar o suposto fogo.

Segundo a EDF, foi o vapor que desencadeou os sitemas de alerta de incêndio.
A ministra da Energia, Delphine Batho, se comunicou com a Autoridade de Segurança Nuclear (ASN), que confirmou que o incidente não afeta a segurança.

"Trata-se de um acidente de trabalho que causou queimaduras leves nas mãos dos trabalhadores , afirmou o ministério.

Batho pediu à EDF e à ASN um relatório completo a respeito, que será posteriormente publicado.

A central de Fessenheim, a mais antiga usina nuclear da França e por isso mesmo particularmente assinalada como um perigo pelos ecologistas, está em serviço desde 1977.

Explotada pela EDF, a central tem dois reatores de uma potência de 900 megawatts cada um.

O presidente francês François Hollande se comprometeu a fechá-la até 2017.

TAGS