PUBLICIDADE
Notícias

Desnutrição severa afeta um terço das crianças no sul do Afeganistão

17:42 | 06/09/2012

CABUL, 6 Set 2012 (AFP) - Cerca de um terço das crianças no sul do Afeganistão sofrem de desnutrição aguda, segundo uma nova consulta realizada pelo governo com o suporte das Nações Unidas.

Os números demonstram que tem havido pouco avanço no combate à desnutrição, apesar dos bilhões de dólares de ajuda enviados ao país desde que a invasão comandada pelos Estados Unidos, em 2003, derrubou os talibãs.

Segundo a pesquisa MICS (Multiple Indicator Cluster Survey), 18% das crianças - cerca de um milhão - sofrem de desnutrição no país.

O sul, região mais atigida pela violência e pela pobreza, é a mais afetada, com desnutrição aguda detectada em 29,5% das crianças com até cinco anos de idade, revelou a pesquisa, realizada entre outubro de 2010 e maio de 2011.

A pobreza generalizada e a insegurança significam que organizações de ajuda têm uma presença menor no sul e que os cuidados com a saúde são menos acessíveis do que em outras partes do país.

A menor incidência de desnutrição - cerca de 13% - foi encontrada no centro do país, onde os talibãs têm pouca influência.

Christine Roehrs, porta-voz da organização não governamental Save the Children, afirmou à AFP que a desnutrição tem sido ignorada por muito tempo, tanto pelos doadores quanto pelo governo afegão, e apontou este como um dos maiores desafios para o futuro do país.

"A primeira pesquisa nacional foi feita em 2004 e demonstrou que os níveis de desnutrição são tão altos agora do que eram naquela época", afirmou.

Segundo Roehrs, a desnutrição contribui para um terço de todas as mortes infantis.

TAGS