PUBLICIDADE
Notícias

Ataque suicida mata 12 no Afeganistão

08:55 | 18/09/2012
Uma militante suicida bateu um carro repleto de explosivos contra um mini-ônibus em Cabul, capital do Afeganistão, causando a morte de pelo menos 12 pessoas nesta terça-feira. O ônibus transportava funcionários de aviação para o aeroporto da cidade quando foi atacado. Morreram oito sul-africanos e quatro afegãos no atentado.

Um grupo militante reivindicou a autoria do ataque e o atribuiu ao polêmico filme que ridiculariza o profeta Maomé e causou distúrbios em vários países do mundo islâmico.

A explosão foi a primeira a ocorrer em Cabul desde que um vídeo do filme foi postado na internet na semana passada. Este foi também o segundo ataque lançado no Afeganistão em resposta à divulgação do filme.

O grupo militante Hizb-i-Islami se responsabilizou pelo atentado numa ligação telefônica à Associated Press. Seu porta-voz, Haroon Zarghoon, afirmou que o ataque foi lançado por uma mulher de 22 anos chamada Fatima, que se apresentou como voluntária. Ataques suicidas realizados por mulheres são extremamente raros no Afeganistão.

"O filme anti-islâmico feriu nossos sentimentos religiosos e não podemos tolerá-lo", disse Zarghoon.

O porta-voz alertou que, por causa do vídeo, o grupo planeja lançar mais ataques contra estrangeiros que trabalhem para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As informações são da Associated Press.

TAGS