PUBLICIDADE
Notícias

Ataque de drone norte-americano mata militantes islâmicos no Paquistão

O ataque ocorreu em Mir Ali, na região do Waziristão do Norte, considerada um reduto de grupos ligados à rede Al-Qaeda e aos talibãs afegãos

17:21 | 24/09/2012
MIRANSHAH, Paquistão, 24 Set 2012 (AFP) -O ataque de um drone (avião não-tripulado) norte-americano provocou, nesta segunda-feira, 24, a morte de pelo menos cinco militantes islâmicos na região tribal do Paquistão próxima à fronteira com o Afeganistão, informaram autoridades de segurança.

O ataque ocorreu em Mir Ali, na região do Waziristão do Norte, considerada um reduto de grupos ligados à rede Al-Qaeda e aos talibãs afegãos. De acordo com as fontes paquistanesas, o drone americano disparou dois mísseis.

Em Miranshah, uma autoridade de segurança disse à AFP que o ataque deixou cinco mortos.

"O complexo foi localizado na aldeia de Jaderjail, 40 quilômetros a leste de Miranshah, que é o coração do distrito tribal do Waziristão do Norte", disse a fonte.

Nessa região "há santuários de todos os grupos, de talibãs a combatentes estrangeiros", acrescentou. Em Peshawar, altos funcionários de segurança confirmaram o número de vítimas entre os combatentes.

A partir de maio, o número de ataques utilizando drones teve um considerável aumento, depois de uma reunião de cúpula da Otan em Chicago, Estados Unidos, que abordou o bloqueio à passagem pelo território paquistanês de suporte terrestre destinado as tropas da coalizão no Afeganistão.

Paquistão e Estados Unidos tentam desde então recompor suas relações e isso motivou a reabertura parcial das rotas.

Os ataques americanos com drones geram um intenso mal-estar no Paquistão, onde o governo acusa os aviões não-tripulados de violarem incessantemente o espaço aéreo do país.

Contudo, dirigentes americanos afirmam que os ataques com aviões não-tripulados são muito importantes para sua estratégia e, portanto, não serão interrompidos.

Os Estados Unidos consideram que a região tribal semiautônoma do noroeste de Paquistão é um dos principais bastiões de grupos talibãs e ligados a Al-Qaeda, onde possuem campos de treinamento e preparam ataques no vizinho Afeganistão.

TAGS