PUBLICIDADE
Notícias

Artista Ai Weiwei perde recurso contra multa de $ 2,4 mi

09:10 | 27/09/2012
O recurso do artista dissidente chinês Ai Weiwei contra uma multa de $ 2,4 milhões de dólares foi rejeitada nesta quinta-feira. Em reposta, ele afirmou que a decisão é resultado de "um sistema jurídico bárbaro e retrógrado" e que não a pagará.

O artista é conhecido no mundo tudo por suas esculturas, fotografias e instalações. Ele costuma valer-se de sua fama para chamar atenção para injustiças na sociedade chinesa. Seus simpatizantes afirmam que a multa aplicada por sonegação de impostos é uma retaliação a esse ativismo.

A Corte Intermediária de Pequim rejeitou a segunda e última apelação. A multa foi aplicada no ano passado, logo depois que o dissidente saiu de uma temporada na prisão. O governo afirma que a empresa de design de Ai, a Falso Desenvolvimento Cultural Ltd., não pagou todos os tributos devidos. O artista e a companhia dizem que as autoridades violaram a lei diversas vezes durante a investigação e por isso recusam-se a obedecer a decisão do tribunal. As informações são da Associated Press.

TAGS