PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Tormentas deixam nove mortos no Cone Sul

08:50 | 20/09/2012

MONTEVIDÉU, 19 Set 2012 (AFP) - Um série de tormentas, com ventos superiores aos 100 km/h, atingiram nesta quarta-feira o Cone Sul, matando cinco pessoas no Paraguai, duas no Uruguai e outras duas na Bolívia, informaram as autoridades dos três países.

No Paraguai, quatro policiais morreram no desabamento do teto do pavilhão do Comando Logístico, na localidade de Roque Alonso, vizinha à capital Assunção.

Outros 15 ficaram feridos com diferentes níveis de gravidade.

Na mesma região, uma jovem de 16 anos faleceu ao ser esmagada pela caixa d'água de um centro comercial derrubada por fortes ventos no momento em que ela esperava sua mãe e sua irmã, que faziam compras em uma farmácia, segundo a Polícia.

"Teremos que reconstruir Roque Alonso", disse o intendente Heriberto Mármol a jornalistas.

O presidente Federico Franco visitou o quartel onde aconteceu a tragédia e transmitiu as condolências do governo aos familiares dos falecidos.

Dezenas de feridos lotaram os centros de saúde públicos e privados da capital e arredores, enquanto a cidade de Assunção e várias localidades do Departamento Central registraram cortes de energia e trânsito caótico, após ventos de mais de 140 km/h.

Segundo o ministério do Interior, 81 pessoas ficaram feridas com a tormenta, que destruiu ainda 5 mil residências no Paraguai.

O vendaval também matou um número indeterminado de gado no departamento de Ñeembucú, 300 km ao sul de Assunção, na zona de fronteira com as províncias argentinas de Formosa e Corrientes.

No vizinho Uruguai, ventos de mais de 100 km/h arrancaram árvores, bloquearam estradas e provocaram a evacuação dos prédios mais altos em Montevidéu.

No departamento de San José, duas pessoas morreram quando seu carro foi arrastado por um rio que transbordou durante a tempestade.

"Era uma ponte sem proteção e o carro foi levado pelas águas quando tentava cruzar o rio", disse à AFP o vice-chefe da polícia local, Gustavo Zenotita.

O Sistema Nacional de Emergências registrou dois feridos em um ônibus atingido por uma árvore e outro ferido na queda de um muro em Montevidéu. A tormenta deixou ainda 140 mil pessoas sem eletricidade no Uruguai.

Na Bolívia, uma mulher e seu filho morreram quando as águas levaram seu carro na região de Santa Cruz, informaram os bombeiros.

TAGS