PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Regime sírio prevê uso de armas químicas como "último recurso", afirma desertor

O general Adnan Sillu afirma que desertou há três meses, depois de participar em reuniões de alto nível sobre o uso de armas químicas contra os rebeldes e a população

10:00 | 19/09/2012

LONDRES, 19 Set 2012 (AFP) - O regime sírio prevê o uso de armas químicas contra a população como "último recurso", afirma um general desertor, apresentado como ex-diretor do arsenal químico do país, em uma entrevista ao jornal britânico The Times.

O general Adnan Sillu afirma que desertou há três meses, depois de participar em reuniões de alto nível sobre o uso de armas químicas contra os rebeldes e a população.

"Tínhamos discussões sérias sobre o uso de armas químicas, incluindo a maneira de utilizá-las e em quais áreas", declarou ao jornal.

"Discutimos como último recurso, como a perda pelo regime do controle de uma zona importante como Aleppo", completou o ex-general.

Entrevistado na Turquia, Sillu manifestou a convicção de que o regime de Damasco pode recorrer a armamento químico contra a população e que as discussões provocaram sua deserção.

A revista alemã Der Spiegel afirmou na segunda-feira que o exército sírio fez testes com armas químicas no fim de agosto perto de Safira, ao leste de Aleppo.

TAGS